Encontro estreita laços de estagiários com a cultura digital e suas comunidades
Reportagem: Rafael Argemon
Edição: Sônia Bertocchi
Com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Unesco e Fundação Telefônica Vivo, aconteceu no dia 17 de abril, no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, região central do Rio, o Primeiro Encontro 2012 de Formação Presencial de Estagiários das Salas de Informáticado Programa Escolas do Amanhã.
O evento faz parte do projeto Escolas do Amanhã Digital, uma iniciativa da Fundação Telefônica Vivo que tem por objetivo formar estagiários para atuar junto aos professores das escolas integrantes do programa e ampliar o uso qualificado dos laboratórios de informática.
Após uma apresentação sobre o papel de cada um dos parceiros do projeto, os estagiários participaram do lançamento da Comunidade Virtual do Projeto Escolas do Amanhã Digital (http://escolasdoamanhadigital.ning.com): uma nova plataforma exclusiva para que formadores e estagiários interajam de forma mais direta e segura.
E o encontro foi um sucesso. Parceiros e estagiários saíram gratificados da experiência, que será repetida nos meses de junho, agosto, outubro e dezembro de 2012. "Foi fantástico! Acho que foi um dos melhores encontros. Muito boa a dinâmica realizada, e ainda fomos apresentados à nossa ferramenta nova", relatou o estagiário José Pontes em um post no Facebook logo após o evento.
Opinião compartilhada por Samantha Barthelemy, da Secretaria de Educação:
"A comunicação entre nós e os estagiários é fundamental para o bom andamento do programa. Por isso, um encontro com a participação de todos é tão importante. Os estagiários têm seu papel valorizado, entendendo o tamanho do projeto e de como o trabalho deles tem um impacto positivo na vida dos estudantes. E nós temos o feedback de que precisamos. Foi um dia de muito aprendizado e diversão também."
Para ler na íntegra acesse Escolas do Amanhã Digital